11 maio 2008

Mudanças

Quando criei esse meu blog eu pensei, inicialmente, em falar mais sobre Sustentabilidade porque é um assunto que eu estou cada vez mais apaixonado e também, por achar que as empresas, num futuro muito próximo, terão que se preocupar muito mais sobre esse assunto do que estão fazendo agora, isso porque na minha opinião, a sociedade vai exigir cada vez mais uma responsabilidade maior das empresas que fabricam produtos ou oferecem serviços.

Mas como esse blog tem por definição, ser utilizado para explanar sobre minha vida profissional e tudo que eu possa agregar numa empresa, percebi que deveria falar sobre MAIS ASSUNTOS.

Começando a falar sobre ...

Sustentabilidade, essa nova visão estratégica, que para mim pode ser muito bem utilizada pelas empresas como uma forma estratégica, não veio para ser apenas um modismo, mas para ser construído por todos os segmentos da sociedade.
Analisando os sites de algumas empresas aqui do Sul (não vou citar nomes porque posso vir a trabalhar nas mesmas, o que será muito bom para mim e para a própria empresa ... heheh) sobre o tema, ou sobre Responsabilidade Social e/ou Ambiental, vejo que a maioria delas não desenvolve a essência desses assuntos, visto que no decorrer dos textos fornecidos no site, o que elas fazem é uma forma de destinar o dinheiro (filantropia), que inicialmente deveria ser pago ao Governo, destinam para Ong's ou entidades que fazem o trabalho Social ou Ambiental.
Concordo que algumas empresas possam não ter informado tudo em seus sites, mas daí acho que foi mal planejado, perderam a oportunidade de informar que a mesma é uma empresa consciente, utilizando a estratégia que havia citado.
Dar dinheiro para instituições não é Sustentabilidade, isso é entregar nas mãos de outros a responsabilidade social ou ambiental. Mas deixo bem claro, que é preferível fazer isso do que cruzar os braços e não fazer nada, já é um começo, tendo ainda, muito o que caminhar.

Eu estou buscando cada vez mais informações sobre Sustentabilidade porque, como disse anteriormente, será a nova tendência estratégica que as empresas se utilizarão e começando agora, estarei melhor preparado quando as empresas começarem a requisitar profissionais qualificados para atendê-las nessa área. Sei que muito já posso fazer e sei que melhor estará a empresa que me contratar, mas isso não é construído sozinho, é um TRABALHO DE EQUIPE.
Tenho experiência em trabalhar em equipe, sendo líder ou liderado, porque sei que o que conta é o resultado final, não importando quem teve maior peso, o empenho deve ser visto pelos empresários para não criar ruídos que possam atrapalhar a solução do problema por parte dos integrantes da equipe.
A equipe deve ser formada por vários setores da empresa e de vários níveis: Estratégico, Tático e Operacional, pois cada um contribuirá para a empresa trabalhar melhor a questão de Sustentabilidade. De nada adianta a empresa pensar estrategicamente se os outros níveis não participam efetivamente do processo, não estejam totalmente engajados com o tema. A Sustentabilidade é uma "ação" que é construída com o andamento dos trabalhos e com muita informação, ou melhor, comunicação, visto que informar é muito fácil, o trabalhoso é comunicar.

Comunicação Institucional, Mercadológica e Interna.
Muitas empresas trabalham somente a comunicação mercadológica, o que traz bastante retorno financeiro, mas, a longo prazo, a empresa pode perder várias oportunidades de negócios se continuar trabalhando somente essa comunicação.
As empresas precisam cuidar primeiramente de seu maior patrimônio (depois da sua marca, é claro), que são seus colaboradores. Trabalhadores melhor qualificados, com as necessidades básicas atendidas e com perspectivas de crescimento, tendem a trabalhar mais e melhor. Muitos empresários têm essa consciência, mas alguns deixam apenas no papel, esquecem de colocar em prática.
Não estou aqui para criticar os empresários, porque são pessoas muito batalhadoras e eu admiro cada um deles, alguns mais do que outros. O que estou tentando aqui é criar uma consciência de que é preciso ter em suas empresas um departamento de comunicação eficiente, com profissionais qualificados que estudaram ou estão estudando (aperfeiçoamento) na área de comunicação, pois, nós, comunicadores formados, aprendemos a utilizar as técnicas mais eficazes e as melhores ferramentas, contribuindo para um resultado positivo em menor tempo e, no mundo dos negócios, TEMPO É DINHEIRO.


Eu corro (caminhar ficou no século passado ... heheh) atrás de crescimento pessoal, mas principalmente de crescimento profissional. Busco sempre o meu aperfeiçoamento para satisfazer a empresa onde trabalho. Se a empresa precisa que o profissional faça um novo curso, eu farei. Se a empresa precisa que o profissional faça Pós, eu farei. Enfim, o conhecimento é um campo que sou apaixonado, principalmente porque se aprende estratégias que deram certo por outros pesquisadores e proporciona o PENSAR por outra perspectiva, sair do comum.

Sei do meu POTENCIAL e do quanto posso contribuir para qualquer empresa, sendo que empresas maiores terão mais áreas que poderei colaborar pela sua estruturação (mais departamentos ou a possibilidade de criar-se um novo), mas empresas pequenas proporcionam uma visão maior do todo, podendo construir um excelente trabalho.

Empresas que não possuem um departamento de comunicação ou de Sustentabilidade são uma boa oportunidade para eu trabalhar, como disse em meu perfil: o que parece um problema para a maioria, para mim é uma oportunidade. Será uma excelente oportunidade se a empresa construir um novo departamento, tendo eu em seu quadro de colaboradores ou não, o importante é ter consciência de que isso seja extremamente necessário, de vital importância, mas, EU SOU O MELHOR PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO PARA A SUA EMPRESA (leia o meu perfil, outras informações podem ser obtidas na entrevista ... heheh).

Agradeço a atenção de quem leu esse "pequeno" texto e principalmente quem acredita no meu potencial e no meu profissionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário