03 maio 2010

"Devemos nos preocupar em encontrar pessoas, sobretudo por atitudes, valores, cultura e empatia, do que por aptidão, para que sejam verdadeiros representantes da marca nos pontos de contato, da criação de valor para os clientes e do nosso pessoal."
Ricardo Ferreira
Fundador da Richards
Frase retirada do prefácio do livro "Fazendo a estratégia acontecer" de Fernando Luzio

     Acredito que a maioria das empresas ainda se preocupam em contratar profissionais que, na verdade, são excelentes técnicos. Não posso dizer que essas contratações estejam equivocadas, mas tenho que concordar com o Ricardo Ferreira. penso que a contratação de profissionais com princípios e valores, cultura e empatia, devam ser visados pelas empresas.
     Tentem visualizar uma sala repleta de bons profissionais, mas todos eles preocupados apenas com suas tarefas (bem, é assim que vejo os profissionais que são "somente técnicos"). Eu não consigo me imaginar trabalhando nesse ambiente. Para mim, reflete um ambiente triste, sem tesão pelo que é construído, um enorme vazio.
     Claro que posso estar exagerando, mas eu já vi ambientes de trabalho assim, e com certeza é um reflexo de sua liderança, ou melhor, da chefia que "manda" naquele local. Ser chefe ou ser líder são tão diferentes que deixarei para falar disso em outro momento.
     Voltando ...
     Também não quero que imaginem que um ambiente prazeroso seja aquele em que os profissionais estejam fazendo "farra". Mas, um ambiente mais descontraído, onde as pessoas se preocupam umas com as outras é mais interessante, tanto para os próprios profissionais como para as empresas.
     As empresas precisam compreender que seus colaboradores são o cartão de visitas delas mesmas. Será que o profissional que não possui um bom relacionamento interpessoal será capaz de encantar os outros públicos com que a empresa se relaciona?
     Não vamos encontrar esse tipo de profissional que o Ricardo mencionou em todo o quadro de funcionários das empresas, mas elas precisam buscar esses profissionais para os cargos de liderança. Isso já será uma mudança.
     Ah, esqueci de mencionar que ter aptidão é importante, masnão é o fator mais relevante, mesmo porque ele pode ser aprendido. E, cada empresa tem sua cultura organizacional, então, o novo profissional precisará de  um tempo para a sua  adaptação.
     Portanto, adapte a sua empresa a essa nova cultura.

Abraços,
Nauri Júnior

Um comentário:

  1. Nauri, desejo sucesso na tua carreira de docente!
    Parabéns!
    Elisete

    Acesse meu site: www.elisetepaz.com.br

    ResponderExcluir